domingo, 11 de junho de 2023

São Germano de Auxerre não afastou os ladrões porque estava combatendo

Batalha de Bouvines
Batalha de Bouvines
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Nossos pais acreditavam que os santos padroeiros dos povoados – João o ‘Silenciário’, Domingos o ‘encouraçado’, Tiago o ‘Interciso’ , Paulo o Simples, Basílio o Eremita, e tantos outros – não foram alheios ao triunfo das armas pelo qual as colheitas foram protegidas.

No próprio dia da batalha de Bouvines, ladrões se introduziram, em Auxerre, em um convento sob a invocação de São Germano, e subtraíram os vasos sagrados.

São Germano de Auxerre
São Germano de Auxerre
O sacristão apresentou-se diante do relicário do bem-aventurado bispo, e lhe diz, gemendo: “Germain, onde estava quando esses bandidos ousaram violar teu santuário?”.

Uma voz saindo do relicário respondeu:

“Eu estava próximo de Ciseing, não distante da ponte de Bouvines; com outros santos, ajudei os franceses e seu rei, a quem uma vitória brilhante foi dada por nosso socorro!”: “Cui fuit auxilio victoria praestita nostra”




(Autor: François René Chateaubriand, « Mémoires d’outre-tombe », Librairie Générale Française, 1973, Tomo I, pp. 339-340).



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS

Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.