domingo, 5 de março de 2023

O inferno visto por Santa Francisca Romana

Santa Francisca Romana
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








“Lembra-te dos teus novíssimos e não pecarás” (Ecl. 7,40) — recomenda a Sagrada Escritura. Os novíssimos do homem são as últimas coisas que a ele ocorrerão, ou seja, a morte, o juízo particular, o Céu, o inferno, o purgatório, o fim do mundo, a ressurreição dos mortos e o juízo final.

A 9 de março a Igreja comemora a festa de uma grande santa, cuja vida foi marcada por extraordinárias visões que teve do Céu, purgatório e inferno, bem como a ação dos anjos e dos demônios neste mundo. Trata-se de Santa Francisca Romana.

Nasceu ela em 1384, da nobre família dos Brussa. Com apenas 12 anos, levava já uma vida extraordinária. Sua intenção era de não se casar, mas seu confessor aconselhou-a a não resistir às instâncias de seus pais, tendo esposado então Lourenço de Poziani.

Logo que se casou, caiu gravemente doente, sendo curada milagrosamente por uma aparição de Santo Aleixo, mártir romano. No lar, o teor de sua vida era severo e admirável.

Desde o seu restabelecimento, Francisca dedicou-se largamente às obras de caridade. Junto à cunhada Vanosa, pedia esmola de porta em porta, para dar aos pobres nas vias públicas, em zonas onde não era conhecida.

Deus abençoou seu matrimônio, concedendo-lhe seis filhos. O falecimento do filho João, ainda criança, constituiu uma das alegrias de sua existência. Teve ele uma morte extraordinária, e disse ao expirar:

“Vejo Santo Antônio e Santo Onofre, que vêm buscar-me para me levarem ao Céu”.

Vários fatos de transcendência pública influenciaram sua vida: a tomada de Roma pelo Rei de Nápoles, que desencadeou uma série de catástrofes sobre sua família; o exílio do Papa Eugênio IV, em virtude da guerra entre florentinos e milaneses, etc.

Ainda em casa do esposo, congregou em torno de si muitas senhoras da melhor sociedade romana, com o fim de se animarem na prática da piedade e virtudes cristãs.

Formou-se a primeira organização de senhoras que, em 1431, recebeu uma regra própria, dando origem às Oblatas de Santa Francisca Romana, cujo pequeno convento tinha o pitoresco nome de Tor de ‘Spechi.

Após a morte do marido, juntou-se a suas filhas espirituais, conduzindo-as aos hospitais e às casas dos pobres. Muitas vezes, em lugar de um remédio ou recurso insuficiente, foi uma cura súbita e miraculosa que Santa Francisca levou aos necessitados.

Deus a consolou com revelações e comunicações místicas sobre a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima.
Tornou-se célebre por seus milagres e dons de cura. Restituiu a vista aos cegos, a palavra aos mudos, a saúde aos doentes, e libertou muitos possessos do demônio.

Santa Francisca teve o pressentimento de sua morte e preveniu seus amigos. Pedia a Deus que a levasse desta vida, pois não queria ver as novas crises que já começavam a assaltar a Santa Igreja. Caiu enferma, vindo a falecer em 1440.

Na vida dessa mística italiana, as visões ocupam um lugar saliente. A propósito do que a Santa viu sobre o inferno, o célebre escritor católico francês Ernest Hello apresenta um apanhado sucinto e sugestivo em sua obra “Physionomie des Saints”, o qual exporemos abaixo.

Inúmeros suplícios, tão variados quanto os crimes, foram mostrados à Santa em detalhes. Por exemplo, viu ela o ouro e a prata serem derretidos e derramados na boca dos avarentos. A hierarquia dos demônios, suas funções, seus tormentos, os diversos crimes aos quais presidem, foram-lhe apresentados. Viu Lúcifer, chefe e general dos orgulhosos, rei de todos os demônios e precitos, rei muito mais infeliz do que os próprios súditos.

Inferno, Beato Angelico.
O inferno é dividido em três partes: o superior, o do meio e o inferior. Lúcifer encontra-se no fundo do inferno inferior. A Lúcifer, chefe universal, subordinam-se três outros demônios, os quais exercem império sobre os demais:

1) Asmodeu, que preside os pecados da carne, e era antes da queda um Querubim;

2) Mamon, que preside os pecados da avareza, era um Trono. O dinheiro fornece, ele sozinho, uma das três grandes categorias.

3) Belzebu preside aos pecados de idolatria. Tudo que tem algo a ver com magia, espiritismo, é inspirado por Belzebu. Ele é, de um modo especial, o príncipe das trevas, e mediante as trevas ele é atormentado e atormenta suas vítimas.

Uma parte dos demônios permanece no inferno, a outra no ar, e uma terceira atua entre os homens, procurando desviá-los do certo caminho.

Os que ficam no inferno dão ordens e enviam seus embaixadores; os que residem no ar agem fisicamente sobre as mudanças atmosféricas e telúricas, lançando por toda parte suas más influências, empestando o ar, física e moralmente. Seu objetivo é debilitar a alma.

Quando os demônios encarregados da Terra veem uma alma enfraquecida pelos demônios do ar, eles a atacam no seu ponto fraco, para vencê-la mais facilmente.

É o momento em que a alma não confia na Providência. Essa falta de confiança, inspirada pelos demônios do ar, prepara a alma para a queda solicitada pelos demônios da Terra.

Assim, enfraquecidos pela desconfiança, os demônios inspiram na alma o orgulho, em que ela cai tanto mais facilmente quanto mais fraca esta. Quando o orgulho aumentou sua fraqueza, vêm os demônios da carne que atacam seu espírito.

Quando os demônios da carne aumentam mais ainda a fraqueza da alma, vêm os demônios que insuflam os crimes do dinheiro. E quando estes diminuíram ainda mais os recursos de sua resistência, chegam os demônios da idolatria, os quais completam e concluem o que os outros começaram.

Todos se articulam para o mal, sendo esta a lei da queda: todo pecado cometido, e do qual a alma não se arrependeu, prepara-a para outro pecado. Assim, a idolatria, a magia, o espiritismo esperam no fundo do abismo aqueles que foram escorregando de precipício em precipício.

Todas as coisas da hierarquia celeste são parodiadas na hierarquia infernal. Nenhum demônio pode tentar uma alma sem a permissão de Lúcifer.

Os demônios que estão no inferno sofrem a pena do fogo. Os que estão no ar ou na terra não sofrem atualmente tais penas, mas padecem outros suplícios terríveis, e particularmente a visão do bem que praticam os santos.

O homem que faz o bem inflige aos demônios um tormento indescritível. Quando Santa Francisca era tentada, sabia, pela natureza e violência da tentação, de que altura tinha caído o anjo tentador e a que hierarquia pertencera.

Quando uma alma cai no inferno, seu demônio tentador é felicitado pelos demais. Mas quando a alma se salva, o demônio tentador recebe insulto dos outros, que o levam para Lúcifer e este lhe inflige um castigo a mais, além das torturas que já padece. Este demônio entra às vezes no corpo de animais ou homens. Ele finge ser a alma de um morto.

Quando um demônio consegue perder certa alma, após a condenação desta transforma-se em tentador de outro homem, mas torna-se mais hábil do que foi a primeira vez. Aproveita-se da experiência que a vitória lhe deu, tornando-se mais forte para perder o homem.

Santa Francisca observava um demônio em cima de alguém que estivesse em estado de pecado mortal. Confessado o pecado, via ela o mesmo demônio ao lado da pessoa. Após uma excelente confissão, o anjo mau ficava enfraquecido e a tentação não tinha mais o mesmo grau de energia.

Ao ser pronunciado santamente o nome de Jesus, Santa Francisca via os demônios do ar, da terra e do inferno inclinarem-se com sofrimentos espantosos, tanto maiores quanto mais santamente o nome de Jesus fora pronunciado.

Se o nome de Deus é pronunciado em meio a blasfêmias, os demônios ainda assim são obrigados a se inclinar, mas um certo prazer é misturado à dor causada pela homenagem que são obrigados a render.

Se o nome de Deus é blasfemado por um homem, os anjos do céu inclinam-se também, testemunhando um respeito imenso. Assim, os lábios humanos, que se movem tão facilmente e pronunciam tão levianamente o nome terrível, produzem em todos os mundos efeitos extraordinários e ecos, dos quais o homem não é capaz de compreender nem a intensidade nem a grandeza.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

30 comentários:

  1. Paz de Jesus, meu nome é Diego e gostei muito da materia sobre Santa Francisca Romana, a partir de agora vou pensar 1000 vezes antes de pronunciar o nome Santo. Obrigado pela materia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente maravihoso o texto, nos remete a uma profunda reflexão a respeito do céu e do inferno, e do destino que este nos reserva, o que me intriga é que pouco se fala do paraíso, parece ser desconhecido, quanto ao inferno, há inúmeras descrições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,qque a paz de Jesus esteja contigo.compreendo seu ´pensamento mas vejo que quando expomos algo de ruim como o demonios e suas potestades logo me vem a nescessidade de ensar como e´ o paraiso visto que no evangelio do pobre e o rico no dialogo consequente se diz que não ha ligação alguma entre o céu e o inferno acredito que isto me basta para espera da gloria eterna alias quem sofreria tanto pela salvação da humanidade visto por este angulo logo espero algo inemaginavel que nos espera junto ao Pai. Deus abençoe

      Excluir
    2. A própria Santa Francisca Romana tem inúmeras visões do Paraíso, dê um google aí, não deve ser difícil encontrá-las.

      Excluir
  3. quero dizer o nome de meu Senhor quantas vezes for preciso, mas sem colocá-lo em más palavras e frases más; mas em grande devoção ao nome santo e fazer os demônios sentirem dor imensa e tortura infinita por terem de reverenciar o tão grande nome de Jesus

    ResponderExcluir
  4. PRECISAMOS DIFUNDIR AS VISÕES DE SANTA FRANCISCA, PARA QUE MUITAS OUTRAS PESSOAS TENHAM CONHECIMENTO, POIS QUE ARREPIA, E COMO ARREPIA!!

    ResponderExcluir
  5. foi boa msmo pena que nao é o que eu estou procurando no momento o que eu estou procurando é uma cura atravez de orações

    ResponderExcluir
  6. Sou evangélico, gostei muito deste artigo, estas descrições sobre sua hierarquia e os atos que rendem reações serão muito bem aproveitados, quando estiver sobre o altar.
    Com sua permissão, vou copiar o artigo, porém só o farei caso tenha permissão.

    Agradeço em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um artigo tão forte e determinante...
    Não acredito em coincidências;fui direcionado até aqui por obra Divina!
    Muito obrigado pelo texto,nos faz refletir muitíssimo...

    ResponderExcluir
  8. Vamos analisar com mais cautela. Procurem aprovação clesiastica ou imprimatur da Igreja em relação a revelações ou se as coisas que são dinfudidas na internet estão corretas, pois lendo a respeito dasrevelações da santa encontrei coisas que são contra a doutrina da Igreja. como por exemplo, sobre os niveis do purgatorio. Li em algum lugar, que em sua visão, ela fala em um tipo de purgatorio onde há pessoas com pecado mortal, sendo que a doutrina ensina que não há essa graça. A santa não fala se as pessoas que morreram em pecado mortal se arrependeram dele antes da morte. Entao, fica complicado, é preciso encontrar o imprimatur nessas obras e não difundir da internet sem as fontes. Só um alerta!

    ResponderExcluir
  9. Estão tratando Deus como um tirano que castiga os pecadores,quando Ele mesmo se moatra na Bíblia um Deus misericordioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não equça que Deus é misericordioso mas também é justo...

      Excluir
    2. Sim, é verdade Deus é Misericordioso... mas o diabo existe... e o pecado também... e Deus que é Amor não me obriga a não pecar e a amá-Lo em vez de amar o pecado. E os homens de hoje amam e comentem adolatria a outros deuses menores, e esquecem Deus, já nem precisam Dele, prescindem Dele em tudo....

      Excluir
  10. Engraçado, os evangélicos, vivem gritando nos "seus altares" que a Igreja é a prostítuta e vivem nos criticando. Temos milhares de Santos com uma riqueza mística, por graça e não por merecimento e inscritos. Rejeitam tudo aquilo que não parece bom para eles, quando é algo que eles podem aproveitar, rapidamente eles copiam e dúvido que divulguem a fonte. Mas podem pegar amada e se converta. Sabe porque Deus nos alerta tanto sobre o inferno e não sobre o paraíso? Porque o número dos que se salvam é pouco. Deus quer nos alertar de irmos pra lá. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, por sua graça e por seus Santos e pela sua Igreja, Una e Santa, que é o Seu Corpo, do qual Ele é a cabeça. Deus abençoe a todos! E Jesus disse a Santa Faustina, que Seus atributos são de forma igual, ele é misericórdia para quem quer aproveitar misericórdia, misericórdia é uma graça e não é para ser abusada. Mas Deus é justiça, Sempre Justo, e não é Deus que nos manda para lá, somos nós mesmo que nos condenamos pelo nossos pecados.

    ResponderExcluir
  11. Que relato magnifico.
    Bendito seja Deus para sempre.
    Bem haja.
    Graças ao Pai do Céu, recebi a graça de conhecer este site.

    ResponderExcluir
  12. Magnifico,ja o conhecia,e nao so textos dessa Santa,como de Santa Brígida,da Mistica MariaSimma.....verdades q devemos saber e nos livrar desses tormentos. Resemos pelas almas do purgatorio!

    ResponderExcluir
  13. Quero agredecer pela publicação da revelação do inferno descrito por Sta. Francisca Romana, e lembrar que Santa Faustina, Padre Pio a S.João Maria de Vianney tb tiveram, e muitos outros santos. A nossa fé catolica é rica e quem quiser se catequizar deve sim usar a internet para enriquecer sua fé. A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  14. EU SOU CRISTA E GOSTARIA QUE SANTA FRANCISCA ROMANA CONVERTESSE MEU FILHO DAVISON RAFAEL RODRIGUES E FAMILIA, E CUIDASSE DELE E DE TODOS NÓS EM NOME DE JESUS QUERIDO. AMEN.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho fé em Deus e Santa Francisca Romana tem me ajudado desde o dia que estava procurando um milagre, e consegui ao encontrara hoje estou curada do câncer graças a ela por ter me ajudado, vou continuar rezando muito.

    ResponderExcluir
  16. Ela parece confirmar muito daquilo que Dante em sua Poesia testemunhou, na Idade Média havia alguma Santa com o nome de Beatriz que nem a personagem da Divina Comédia?

    ResponderExcluir
  17. BOA TARDE, NÃO CONHECIA SANTA FRANCISCA ROMANA, AMEI TUDO QUE LI
    GOSTARIA DE PEDIR UMA GRAÇA PELA RESTAURAÇÃO FAMILIAR,PELOS DESEMPREGADOS,PELA CASA PROPRIA DOS MEUS FILHOS, PELOS DESEMPREGADOS, PELO PAPA FRANCISCO E TODO O CLERO, POR TODOS QUE BEBEM BEBIDA ALCOOLICA DA FAMÍLIA, POR MINHA MÃE QUE TEM UMA BABEIRA QUE A DEIXA SEM FORÇA PRA TUDO TEM VEZ QUE MEN CONSEGUE LEVANTAR DA CANA, PEÇO POR HYANN P. G. RODRIGUES. LIGIA/21/09/2015

    ResponderExcluir
  18. Boa noite acabei de conhecer o site, e estou adorando relatos sobre os nossos dogmas ainda desconhecidos.

    ResponderExcluir
  19. Meus Deus todo poderoso criador do céu e da terra Senhor Javé, em nome do teu filho querido e amado Jesus Cristo,e,pela graça do espirito Santo ,eu, lhe imploro o teu perdão, Senhor! tenha piedade de mim pecados...Aém. os meus pecados e me conduza a vida eterna

    ResponderExcluir
  20. Uma religiosa desta chamada de Francisca, nos dias atuais, seria um caso de análise psiquiátrica para saber seu nível de esquizofrenia trazida por seu fanatismo religioso, a ponto de falar e divulgar coisas que nem Jesus teria dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo é alvo das análises psiquiátricas, e no entanto nunca existiram tempos tão insanos e descontrolados como este em que vivemos.

      Tá aí, publicado seu bostejo.

      Excluir
  21. É claro que meu comentário não será aprovado.......

    ResponderExcluir
  22. Sou católico acredito nos anjos e santos e ainda mais com historia de santa Francisca vou continuar a rezar pelas almas dos meus parentes e amigos sempre com mais fé e devoção .

    ResponderExcluir
  23. Arrepiante o artigo

    Mas claravidente
    Esclarecedor
    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.