domingo, 31 de maio de 2020

São Gregório Magno: o leão que acordava os bispos moles

São Gregório Magno, Menlo Park, Califórnia.
São Gregório Magno, Menlo Park, Califórnia.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







São Gregório Magno foi papa entre 3 de setembro de 590 e sua morte, em 12 de março de 604. Também ficou conhecido como Gregório, o Dialogador na Ortodoxia por causa de seus “Diálogos” muito diversos dos atuais que procuram o relativismo e o meio termo.

Ele foi um herói da ortodoxia, quer dizer do ensinamento reto, no qual foi um leão. Tal foi a força de seu pensamento que até o heresiarca João Calvino no século XVI teve que se render diante de seus feitos e declarar em seus péssimos escritos antipapistas ou “Institutos” que São Gregório teria sido o “último bom papa”.

São Gregório Magno é Doutor e Padre da Igreja.

Foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado e sua obra no Papado, contrariamente à crise atual, foi de um rigor e de uma mansidão que corrigiu todos os abusos ou fraquezas que encontrou.

Nasceu por volta do ano 540 em Roma e seus pais o batizaram Gregorius, que em grego significa “vigilante”, em inglês 'watchful'. O nome deriva de outro semelhante que significa “despertado do sono” ou “acordar alguém”.

São Gregório Magno, milagre eucarístico
São Gregório Magno, milagre eucarístico
E o nome resultou apropriado pois acordou do sono os católicos amolecidos e dorminhocos, notadamente aos bispos mundanizados.

Sua família era altamente distinta e ligada a reis e pontífices. Ele morava na mesma rua – atualmente chamada de “Via di San Gregorio” - onde estavam os palácios dos imperadores romanos, no Monte Palatino.

A partir de 542, a chamada “Praga de Justiniano” arrasou as províncias imperiais, provocando fome, pânico generalizado e, por vezes, revoltas populares.

Sem dúvida foi muito mais danosa que o nosso coronavírus pela carência da medicina. Em algumas regiões, até um terço da população morreu, provocando profundos traumas emocionais e espirituais nos sobreviventes.

Mas Gregório não era de sair em pânico diante das complicações.

Ele recebeu uma educação de elite se destacando em todas as ciências e artes. Chegou a ser prefeito de Roma, o mais alto posto civil na cidade, com apenas 33 anos de idade.

Mas ele não se conformava com a mediocridade burocrática. Quando seu pai morreu, converteu a villa da família num mosteiro dedicado a Santo André, hoje rebatizado San Gregorio Magno al Celio.

Gregório compreendia a grandeza da solidão e fazia jus a seu nome porque “naquele silêncio do coração, enquanto permanecemos vigilantes no interior através da contemplação, estamos como que dormindo para tudo que está no exterior”.

Para Gregório monge é aquele que está numa “busca ardente pela visão de nosso Criador”.

São Gregório Magno, seu trono na abadia de Monte Celio
São Gregório Magno, seu trono na abadia de Monte Celio
Em 579, o Papa Pelágio II escolheu Gregório como embaixador papal na corte imperial em Constantinopla, equivalente à função moderna do Núncio apostólico, o mais alto posto diplomático da época que ocuparia até 586.

Gregório passou se relacionou com a elite bizantina da capital e tornou-se tão popular na classe mais alta que se tornou “um pai espiritual para um grande e importante segmento da aristocracia de Constantinopla”.

Gregório disputou com o patriarca Eutíquio que já defendia os erros que dariam no cisma e os fez com tanta sabedoria e fogo na presença do imperador Tibério II que esse ordenou queimar todas as obras de Eutíquio.

Gregório voltou para Roma em 585 para viver em seu mosteiro no Monte Célio, mas em 590, foi eleito por aclamação para suceder a Pelágio II, morto em mais uma epidemia de peste que assolou a cidade.

No trono de São Pedro sua primeira preocupação foi exaltar a vida contemplativa dos monges.

São Gregório enviou a Santo Agostinho de Cantuária, seu sucessor no Mosteiro de Santo André a evangelizar os anglo-saxões das ilhas britânicas.

Ele foi o primeiro a fazer uso frequente do termo “Servo dos Servos de Deus” (Servus Servorum Dei) como título papal conservado até hoje mas tal vez não tão posto seriamente na prática.

Mas a situação era muito difícil.

Os bispos da França estavam sob forte influência de famílias ricas e politicamente poderosas; na Espanha, os bispos pouco ligavam para Roma; na Itália estavam envolvidos nas intrigas e guerras locais.

São Gregório Magno,  igreja de Nossa Senhora da Assunção e São Gregório, Londres
São Gregório Magno, Nossa Senhora da Assunção e São Gregório, Londres
Em 590, a Itália romana encontrava-se em ruínas. Roma estava lotada com refugiados de todos os tipos, vivendo nas ruas sem nenhuma condição de saúde ou alimentação. Todos, inclusive os nobres e importantes, tinham pouco para comer.

O Santo Papa Gregório administrou os recursos da Igreja com tanto talento e rigor contável que seus métodos foram imitados durante séculos.

Substituiu os administradores moles e o bom clero foi muito bem provido. A Teologia da Libertação hoje o execraria como um homem do agronegócio porque pôs a produzir as terras da Igreja com metas e estrutura administrativa.

Então os cereais, vinho, queijo, carne, peixe e azeite começaram a chegar a Roma em grandes quantidades. Ele doava tudo em forma de esmolas.

Ele criou um pequeno exército de voluntários, principalmente monges, que levavam comida quente aos pobres diariamente. Ele só jantava depois de assegurar que todos os indigentes haviam sido alimentados.

Aos necessitados de famílias nobres, Gregório enviava na forma de presentes refeições que ele mesmo preparava, preservando-os da indignidade de receber caridade.

Por conta disto tudo, Gregório conquistou completamente as mentes e corações dos romanos, e o papado se estabeleceu desde então como o poder mais influente na Itália.

Em seus escritos ficaram abundantes exemplos do fogo que o animava.

Citamos um a seguir, apertando os bispos que cumprem relaxadamente seus deveres, extraído de “Regra Pastoral” (fim do capítulo 2), coleção de conselhos aos eclesiásticos, por certo grandemente válidos e necessários nos dias de hoje:

Com efeito, ninguém faz mais mal à Igreja do que um homem que, conduzindo-se de maneira indigna, tem renome de santidade ou ocupa um cargo santo.

Porque ninguém ousa denunciar a infâmia desse culpado e é com força que o crime se apresenta como exemplo quando seu autor é honrado em razão do respeito devido à função que ocupa.

Como fugiria dessas pessoas indignas o peso esmagador dessa falta se sua alma prestasse atenção a esta sentença da Verdade:

“Quem escandalizar um desses pequenos que creem em mim, seria melhor que se lhe amarrasse ao pescoço a mó que um asno gira e que se o atirasse ao fundo do mar”?

Ora, “a mó que o asno gira” designa o trabalho e os caminhos tortuosos da vida mundana.

Quanto “ao fundo do mar”, significa a suprema condenação.

Quem desceu ao ponto de ostentar santidade ou que, por palavras ou exemplos, é causa da perdição de alguém, seria melhor que levasse uma vida licenciosa sob hábito secular, encadeado à morte, antes do que ser visto pelos outros como modelo de pecado por causa das funções sagradas que exerce.

Porque se ao menos se perdesse sozinho, a tortura de seu inferno lhe teria sido menos grave.



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.