domingo, 12 de setembro de 2021

A milagrosa história da imagem da Mãe do Bom Conselho de Genazzano - 1

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Na Albânia, no século XV, a religião corria grave risco: de um lado, o fervor da população católica estava em declínio; de outro lado, assaltavam-na com crescente furor as hordas dos invasores maometanos, cujo objetivo era destruir até à raiz a Fé católica em território albanês.

Para evitar a catástrofe, a Providência suscitara um herói comparável, pelo destemor e pela Fé, aos pares de Carlos Magno e aos batalhadores mais salientes das Cruzadas e da Reconquista luso-hispânica: Scanderbeg.

Enquanto ele viveu, a Albânia resistiu.

Ele morto, em seguida a feitos heróicos e gloriosos, a resistência albanesa se esboroou.

Explicável castigo para uma população atolada na tibieza.

Além de Scanderbeg ‒ e quão superior a ele ‒ havia na Albânia outro pilar da Cristandade abalada.

Era a Imagem ‒ um afresco ‒ de Nossa Senhora então chamada “dos Bons Ofícios” (invocação análoga à de Nossa Senhora Auxiliadora, hoje generalizada em todo o mundo católico).

Essa Imagem, venerada em santuário próximo de Scútari, ocasião de tantas e tão preciosas graças para aquele povo corrompido pela tibieza, cairia nas mãos do invasor maometano?

Era o que se perguntavam com ansiedade dois devotos albaneses, Georgio e De Sclavis, dignos, representantes do que a Albânia ainda conservava de fiel.

A resposta a essa pergunta não tardou.

A Imagem se destacou lentamente da parede; ante os olhos atônitos dos dois devotos compatriotas do grande Scanderbeg.

Ela se alçou e foi prosseguindo em direção às águas do Mar Adriático.

E se foi deslocando sempre em igual direção, ao mesmo tempo em que fazia entender aos dois albaneses que queria ser seguida por eles.

Com Fé e estofo moral análogos aos de Scanderbeg, ambos os albaneses não hesitaram.

Foram caminhando milagrosamente sobre as águas, até que a Imagem atingisse o território da catolicíssima Itália.

Um mundo que desaba, vítima de sua crise religiosa e moral, mais ainda do que do vigor do terrível adversário.

Dois fiéis continuam a crer e esperar contra toda a esperança, e um milagre estupendo a coroar a perseverança deles: eis em síntese o esquema do até aqui narrado.

Em condições concretas muito diversas, o mesmo esquema se desenvolverá em traços muito largos, mas análogos, até nossos dias.

A ligar um esquema a outro, figura uma misteriosa e cruel provação, da qual são participes os dois valentes albaneses, mais uma idosa italiana, a Beata Petruccia, cujo valor de alma tinha proporção com os dois heróis, escolhidos por Nossa Senhora do Bom Conselho para Lhe constituírem imortal escolta de honra na travessia do Mar Adriático.

Com efeito, enquanto ambos os albaneses continuavam a seguir a Imagem pelo território italiano, esta... desapareceu.

E foi encher de celestes consolações a alma de Petruccia, então no auge de seu revés e de sua provação.

É o momento de dizer uma palavra sobre esta grande figura de mulher forte do Evangelho, que Nossa Senhora elegera para Lhe erguer o santuário mil vezes abençoado em que a Imagem dEla está exposta à veneração de incontáveis fiéis, desde há cinco séculos.

Era ela uma viúva dotada de alguns bens. Muito piedosa, fora favorecida com uma visão na qual a Santíssima Virgem a incumbia de restaurar a igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, então ameaçada de ruir.

Para tal fim, Petruccia recorrera à caridade dos fiéis. Mas o atendimento destes deixara a desejar.

E as esmolas obtidas por Petruccia de modo nenhum bastavam para a execução da obra.

Animosa, resolvera ela então aplicar na construção o restante de seu patrimônio pessoal. Mas até mesmo este fora insuficiente, pelo que as obras ainda estavam longe de ter chegado ao termo.

Tal insucesso atraía sobre a Beata os sarcasmos injustos dessa mesma população que dera tíbio atendimento aos pedidos dela.

Mas Petruccia continuava animosa, apesar de seus oitenta anos, confiando com firmeza no auxílio da Santíssima Virgem.

Foi pois imensa e maravilhosa a surpresa dela, e a de toda a população de Genazzano, quando, na tarde do sábado 25 de abril de 1467, viram pousar sobre o lugarejo uma nuvem de aspecto admirável, da qual partiam os sons de uma música não menos bela.

Aos poucos, destacou-se da nuvem o quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho, o qual foi pousar sobre o altar que, na previsão da futura conclusão das obras, Petruccia fizera erguer.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

4 comentários:

  1. MUITÍSSIMO grata pelas vossas sempre INSPIRADORAS E BELÍSSIMAS PRECES SEMPRE MUITO BEM-VINDAS!! E QUE SO LONGO DOS TEMPOS ME PREENCHERAM MINHA ALMA DE MUITA FORTALEZA EM ALGRIAS!! NESTES ÚLTIMOS 5/6 MESES TÊM SIDO MUITO MAIS COMPLICADOS QUER NO RESPEITO Á MINHA SAÚDE TBEM NÃO PODEMOS FICAR SEMPRE ""JOVENS"" E TENHO MEU FILHO QUE REGRESSOU FA SUÍÇA DO CERN E AGORA ESTÁ COMIGO (NAO TEMOS NINGUÉM MAIS DANDO-NOS APOIO) APESAR DE ATÉ ABRIL/MAIO AINDA CONSEGUIRMOS IR Para os SEM ABRIGO, REFUGIADOS... E ESTARMOS SEMPRE AJUDANDO EM MUITA COISAS... A IGREJA QUE SOFRE, A OBRA PIA DOS SANTOS ANJOS EM FÁTIMA A OBRA PIA DA TERRA SANTA
    ACONGREGACAO AQUI AO PE DE MIM DOS PADRES DO ESPÍRITO SANTO HÁ UNS 30/40 ANOS, OS ARAUTOS DO EVANGELHO ONDE MEU FILHO DURANTE UNS TEMPOS ESTUDOU, E EU ERA DA 3A ORDEM. .. E AINDA AJUDO MUITO 💖💖💖 PECO PRECES POIS MEU FILHO FILIPE BENTO JÁ ESTÁ LIGADO ÀS CIÊNCIAS COMO ENG INFORMATICO MAS AGORA QUER IR MAIS LONGE PARA AS GLÓRIAS DO SENHOR E DE MARIA E PODER MAIS TARDE ORIENTAR, DAR FORMAÇÃO NA ÁREA A TODA TODA A HUMANIDADE... ESTÁ A TIRAR O ""MBA"" EM GESTÃO/INVESTIMENTOS..... Foi-me diagnosticado vários problemas saúde e com indicação para 3 operações...QUE AS MAEZINHA DULCÍSSIMA E PODEROSISSIMA IMACULADA PIISSIMA CASTISSIMA, DO CÉU E DA TERRA VOS PURIFIQUE UNIDA AO SCJ, SALVE E SANTIFIQUE!!! JÁ AGOR RECEBI DA TERRA SANTA HÁ JÁ UNS ANOS LARGOS UMA PRECE ""SELAMENTO DAS ÁRVORES GENEALOGICAS DESDE ADÃO E EVA ATÉ HOJE E GERAÇÕES FUTURAS ATÉ FIM DOS TEMPOS...COM O SANGUE DE JESUS"" PRESENTEMENTE ESTÁ CORRENDO NO CANAL ""GRATIA PLENA"" TBM MUITO PROFUNDA EM ESTOU FAZENDO-A PELAS GLÓRIAS DO PAI ETERNO UNIDAS ÀS GLÓRIAS DE MARIA 🙏🙏 POR TODAS AS ÁRVORES GENEALÓGICAS DE TODA A HUMANIDADE. NOSSA FAMILIA UNIVERSAL!!! ANTES DOS ARAUTOS EVANGELHO ELE FREQUENTOU O COLÉGIO DOS MARISTAS AQUI AO LADO DE MINHA HUMILDE CASA 🏡 🏡 BEN BAJAM

    ResponderExcluir
  2. Peço-lhe HUMILDEMENTE PERDÃO POR ESTA E OUSADIA!!! QUE A NOSSA STELA MARIS 🔯👑 👑👑💒🙏 ESTEJA SEMPRE prESENTE EM NOSSAS VIDAS E OBRAS.MATER DOLOROSA E VENERATA IN MONTE CALVARIO ORA PRO NOBIS PECATORIBUS 💒🙏🌲 HIEROSOLYMIS 🔥🔥🔥🔥🔥🔥 🔥💒 SHEMA ISRAEL KADOSH KADOSH KADOSH ADONAI ELOHIM TSEBAOTH 🙏💒💒💖🌍💖🌎👼

    ResponderExcluir
  3. Sou Portuguesa mas nasci em África GUINÉ BISSAU onde cresci com formação CATÓLICA COM OS Entao Sacerdotes do LORETO EM BISSAU E AO FINAL DO LICEU tive que vir PARA A METRÓPOLE MAS MEUS PAIS FICARAM 48 ANOS...APRENDI A VIVER DO AMOR, PARTILHA, HUMILDADE FRATERNIDADE CARIDADE COM TODOS AS TAÇAS E RELIGIÕES QUE LÁ existiam inclusivé mulcumanos , Libaneses, SENEGAL, NIGÉRIA, CABO VERDE e tenho círculos FAMILIARES misturados!!! Hoje em dia parece que o ALTÍSSIMO ME COLOCA CADA DIA PESSOAS DE ÁFRICA NO MEU CAMINHO E SOBRETUDO DA GUINÉ EU RECONHEÇO AS DIFERENTES FISIONOMIAS !!! BELISSIMAS BELÍSSIMAS AS VOSSAS IMAGENS !!! GRATIDÃO GRATIDÃO GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de referir que somos os dois SOZINHOS porque o pai dele lortou-se muito mal connosco ao longo dos anos desde o se nascimento e nunca por nunca lhe deu PENSÃO DE ALIMENTOS/ESTUDOS por vezes tive 2 empregos/rendimentos para lhe dar uma EDUCAÇÃO EXTREMOSA, BOA FORMAÇÃO... TENHO SIDO PAI E MÃE E SUSTENTO DA CASA.. ALEM DO MEU APOSTOLADO, DISCIPULADO COM OS ARAUTOS EVANGELHO DE N-S PORTUGAL E VOM O RCC COM OS ESPIRITANOS,COMBONIANOS, LORETO, SALESIANOS , ETC

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.