domingo, 15 de novembro de 2020

Santa Teresinha do Menino Jesus: uma alma "medieval" no século XIX, doce e heroica


Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A era medieval é um período histórico muito definido: vai desde o fim do Império Romano até a descoberta de América em 1492 (para alguns até a queda de Constantinopla em 1453).

Porém, o espírito medieval atravessou as épocas posteriores. Ele ficou como um modelo ideal que transcende o tempo.

Esse ideal ardeu intensamente na alma dos santos, embora se fale pouco disso. Um dos tantos exemplos foi nos dado por Santa Teresinha do Menino Jesus.

A grande carmelita de Lisieux desejava passar o Céu fazendo o bem na Terra, mas não tinha uma alma débil, desprovida de personalidade e força de caráter, que fugia do sofrimento e da luta.

Se assim o fosse, não teria sido elevada às honras dos altares, nem teria sido apresentada ao mundo católico como "uma nova Joana d'Arc" pelo Papa Pio XI (a 18 de maio de 1925).

É muito oportuno e mesmo necessário, pois, considerarmos este aspecto de sua alma, frequentemente esquecido ou falseado em imagens e santinhos, onde ela aparece com a fisionomia impregnada por um adocicamento sentimental e romântico, totalmente inexistente em sua forte e marcante personalidade.

Vejamos algumas de suas afirmações que refletem o espírito de cruzado que animava a Santa da chuva de rosas:

"Na minha infância sonhei lutar nos campos de batalha.

"Quando comecei a aprender a História da França, o relato dos feitos de Joana d'Arc me encantava; sentia em meu coração o desejo e a coragem de imitá-los" (1).

"Adormeci por alguns instantes -- contava ela à Madre Inês -- durante a oração. Sonhei que faltavam soldados para uma guerra contra os prussianos. Vós dissestes: É preciso mandar a Irmã Teresa do Menino Jesus. Respondi que estava de acordo, mas que preferia ir para uma guerra santa. Afinal, parti assim mesmo.

"Oh! não, eu não temeria ir à guerra. Com que alegria, por exemplo, no tempo das cruzadas, teria partido para combater os hereges. Sim! Eu não temeria levar um tiro, não temeria o fogo!" (2)

"Lançando-me na arena
Não temerei ferro nem fôgo ....
Sorrindo enfrento a metralha ....
Cantando morrerei, no campo de batalha
As armas à mão", bradava ela (3).

"Quando penso que morro numa cama! Como desejaria morrer numa arena!" (4)

"A santidade! É preciso conquistá-la à ponta da espada. .... É preciso combater!" (5)


____________________


Notas:
1) Lettres de Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus, Carta ao Abbé Bellière, Office Central de Lisieux, 1948.
2) Carnet Jaune, 4.8.6 -- in Derniers entretiens, Éditions du Centenaire, Desclée de Brouwer-Éditions du Cerf, Paris, 1971.
3) Mes Armes -- Poésies, Édition du Centénaire, Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1992 (Carnet jaune, Mère Agnès de Jésus, 4 de agosto).
4) Summarium [do Processo de Beatificação e Canonização], depoimento de Celina, 2753.
5) Correspondance Générale, Éditions du Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1972, t. I (1877-1890), Carta (­­nº 89) a Celina, de 26 de abril de 1889. E Lettres de Sainte Thérèse de l'Enfant Jésus, Carta a Leônia, de 20 de maio de 1894.



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

22 comentários:

  1. Santa Terezinha ,,,Tenho fé nas suas capacitações de atender os nossos pedidos e com muita fé que creio nos seus milagres . atendei todos os necessitados e se for do meu merecimento e da vontade de DEUS que meus pedidos sejam atendidos Amem!

    ResponderExcluir
  2. Em dezembro de 2005, periodo de natal ganhei uma belissíma imagem de Santa Terezinha, agradeço a esse anjo de pessoa que me presenteou com esta imagem, me fazendo desde aquele momento nascer em me um sentimento de devoção sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Hoje passado esses 6 anos vejo que tantas coisas mudaram em minha vida, com sua presença. Venho agradeçer Santa Terezinha por tudo e sei que tenho um longo caminho a seguir... Coloque a benção de que tanto estou necessitando em minha vida neste momento! te pesso encarecidamente que leve este meu pedido do coração, até o senhor meu Deus. E realize este milagre em minha vida, sei que posso confiar em ti, e que jamais me abandonarar. Obrigada minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Ó SANTA TEREZINHA, VENHO ATRAVÉS DESTE COMENTÁRIO, PEDIR A SRA. QUE ATENDA O MEU PEDIDO QUE INICIEI NESTE DIA 23/12/2011, DIA EM QUE COMEÇEI MINHA NOVENA DAS ROSAS, SEI QUE A SRA. DO FUNDO DE SUA MISERICÓRDIA, E DO SEU IMENSO AMOR PELA HUMANIDADE, ATRAVÉS DA CHUVA DE ROSAS QUE A SRA. PROMETEU DERRAMAR SOBRE TODOS NÓS, IRÁ ME ABENÇOAR, LEVE MEU PEDIDO ATÉ NO BOM PAI DEUS TODO PODEROSO, E ME CONCEDA ESTA GRAÇA QUE EU TANTO PRECISO. EU CONFIO EM VÓS. AMÉM, AMÉM, AMÉM!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Iniciei a novena das rosas dia 29/03/2012 e peço à Santa Terezinha que mande uma chuva de rosas sobre meu irmão e sobre mim. Tenho diante de mim o quadro da Sagrada Face e o contemplo,leve a Jesus, ao seu Sagrado Coração meu pedido. Que eu alcance a graça que peço há mais de dez anos.Eu confio e espero em Jesus,na Sua Santa Face! Obrigada por rogar a Deus nós!

    ResponderExcluir
  6. Amada Sta Terezinha, a senhora sabe o qto sou seu devoto, ja recebi duas rosa, mais até agora a graça nao chegou, mais continuo esperando e acreditando que o milagre vai acontecer. Interceda por mim, traz, meu filho de volta pra casa. por favor eu te suplico.

    ResponderExcluir
  7. Minha santa,em nome de JESUS cristo,trga minha filha de volta,eu te suplico,me atenda,perdoe meus pecados,pensei muito,me perdoe,muito obrigada Sta Terezinha.eu confio em vós,amem.

    ResponderExcluir
  8. santa teresinha a senhora sabes o que tó passando e peço que me mande a graça que nessecito começei a novena e tenho muita fé de alcançar amém em nome de jesus a senhora sabe o meu dessespero.

    ResponderExcluir
  9. Faz um ano que faço a novena e sempre visualizo uma rosa como sinal. Mas a graça ainda não foi alcançada.As vezes fico triste, choro muito, dai me agarro ao rosário de Santa Terezinha converso com ela para me acalmar e ela me ajuda. Tenho fé que meu pedido esta a caminho ela não vai me deixar na mão.
    Amém

    ResponderExcluir
  10. Queria tanto que a Santa Terezinha me ajudasse , estou mesmo a precisar de um milagre na minha vida. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço a santa teresinha me ajude neste momento dificil que estou atravessando,sei que tenho pecado muito,mas com a sua ajuda espero redimir-me, obrigado

      Excluir
  11. ela te medado um milagre e estou feliz quero que santa teresinha do menino jesus e a minha protetora

    ResponderExcluir
  12. Peço a Santa Terezinha nesse momento pelo meu proximo. Peço que nos livre o mundo dessas doenças que estão aparecendo nas crianças (Microcefalia) e desse mosquito que causa varias doenças e das pessoas que sofrem com cancer...Amém

    ResponderExcluir
  13. Há poucos dias comecei a ler a 'Pequena Via Para Deus' dessa nossa amada e combativa santinha. Quando amor transborda nas palavras dela! Me senti inspirado, pelo amor que ela tinha a Deus através da própria pequenez, a buscar a vida consagrada, o que venho pensando há muito tempo. Amanhã mesmo pedirei ao meu Pároco que me ajude a encontrar minha vocação.

    ResponderExcluir
  14. Santa Teresinha do Menino Jesus;faz acontecer hoje o milagre que tanto tenho esperado que aconteça na minha vida.Eu te imploro minha santinha.Amém!!!!

    ResponderExcluir
  15. Santa Teresinha do Menino Jesus;Faz acontecer hoje o milagre que tanto vos peço.Amém!!!

    ResponderExcluir
  16. Santa Terezinha do menino Jesus, eu lhe peço e suplico, atendei a minha preçe, o meu pedido. Eu oro, e tenho certeza que alcançarei esse milagre em minha vida e da minha esposa.
    Eu creio mas aumentai minha fé.
    Amém!

    ResponderExcluir
  17. Santa Teresinha do menino Jesus escutai as preces acima mencionadas e me ajude. ...me iluminando e iluminando os meus caminhos.
    Amen

    ResponderExcluir
  18. Peço intercessão Santa Terezinha junto a Jesus para que o Espirito Santo toque o coração do meu marido Luciano aquebranta aquele coração frio encha de paz e amor que ele diga que me ama tenho esperado tds os dias ouvir desde que ele voltou para casa e que possamos viver feliz no nosso matrimonio cuidando do nosso filho e vivendo em paz e feliz. Amém

    ResponderExcluir
  19. Sta Terezinha peço que abençoe meu lar, meu filho, peço que transforme o coração do meu marido Luciano que ele sinta muito amor e carinho por mim, restaura meu casamento. Mãe me de a graça que tanto necessito. Sexta dia 13/01/17 fui na igreja antes da missa ofertar uma rosa vermelha para a Nossa Senhora, como um agradecimento por me ouvir todos os dias em minhas orações, chegando la no altar tinha um vaso cheio de rosas vermelhas e brancas, será que isso foi um sinal de que ela vai atender a minha graça? Deixei a minha rosa la no altar junto e fiz meu agradecimento, me deu uma crise de choro, mais não era de tristeza.Hoje dia 16/01/17 meu marido enviou no grupo da familia um video lindo de bom dia cheio de imagens de rosas, rosas de todas as cores, não foi especifico para mim, mais seria um sinal? Oh, mãe querida atendei a minha prece. Amém - Giane Renata

    ResponderExcluir
  20. Santa Terezinha, minha Florzinha da qual venho venerando há 3 anos.É tamanha a fé que depositei na Sra. Também é tamanha a minha necessidade de receber de vós essa graça.Sâo tantas as rosas que recebi e agora estou perdendo as esperanças porque a graça não veio. Estou perdendo a minha fé. Será que vou ser a única que recorreu a vós e foi por ti abandonada? A minha fé agora está em suas mãos, já não me pertence mais.Por Issa em dezespero eu vós suplico: tem dó de mim.
    O mundo inteiro pode me decepcionar, mas a Senhora não.
    É eu não consigo mais.É

    ResponderExcluir
  21. Obrigado santa terezinha das rosas pelas 2 rosas q ganhei e pelo milagre realizado.amem

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.