Nossa Senhora de Segovia |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
São Bernardo compôs uma oração a Nossa Senhora que figura com o nome “Ato de abandono cego e de amorosa confiança na doce Virgem Maria”, no “Livre d'Or - Manuel complet de la parfaite dévotion à la très sainte Vierge d'après S. Louis-Marie de Montfort” (6e. édition, Pères Montfortains, Louvain, 1960, pages 689-692) que nos bons tempos se encontrava a disposição dos fiéis.
Ela reza assim:
“Ó doce Virgem Maria, minha augusta soberana, minha amável Senhora, minha Mãe amorosíssima, ó doce Virgem, eu coloquei em Vós toda minha esperança e eu não serei confundido.
“Doce Virgem Maria, eu creio tão firmemente que do alto do Céu Vós velais dia e noite sobre mim e sobre aqueles que esperam em Vós.
“Eu estou tão intimamente convencido de que jamais pode faltar nada quando se espera tudo de Vós, que resolvi viver daqui para o futuro sem nenhuma apreensão, e me descarregar inteiramente sobre Vós em todas as minhas iniquidades.
“Doce Virgem Maria, Vós me estabelecestes na mais inabalável confiança.
“Ó, mil vezes obrigado por uma graça tão preciosa. Eu ficarei daqui por diante em paz sob vosso Coração tão puro.
“Eu não pensarei mais senão em Vos amar, em Vos obedecer, enquanto Vós gerireis, Vós mesma, minha boa Mãe, os meus mais caros interesses.
“Ó doce Virgem Maria, que entre os filhos dos homens, uns esperem sua felicidade de sua riqueza, outros a procurem em seus talentos; que outros se apoiem sobre a inocência de sua vida ou sobre o rigor de sua penitência, ou sobre o fervor de suas orações, ou sobre o grande número de suas boas obras.
Assunção de Nossa Senhora, Trier
“Por mim, ó Mãe, eu esperarei só em Vós, só em Vós depois de Deus. E todo o fundamento de minha esperança será minha confiança mesmo em vossa bondade materna.
“Doce Virgem Maria, os maus poderão me roubar a reputação e o pouco de bem que possuo. As doenças poderão me tirar as forças e a faculdade exterior de Vos servir. Eu poderei mesmo, infelizmente, minha terna Mãe, perder vossas boas graças pelo pecado.
“Mas minha amorosa confiança em vossas maternais bondades, esta jamais eu perderei. Eu a conservarei, essa confiança inabalável até o meu último suspiro. Todos os esforços do inferno não ma roubarão.
“Eu morrerei repetindo mil vezes vosso nome bendito e fazendo repousar sobre vosso Imaculado Coração toda a minha esperança.
“E porque estou eu tão firmemente seguro de esperar sempre em Vós, senão é porque Vós me ensinastes, Vós mesma, ó doce Virgem, que Vós sois toda misericórdia e que não sois senão misericórdia?
“Eu estou, portanto, seguro, ó boa e amorosa Mãe, eu estou seguro de que Vos invocarei sempre e estou seguro de que Vós me consolareis.
“Eu Vos agradecerei sempre porque Vós sempre me aliviareis. Eu Vos servirei sempre porque Vós sempre me ajudareis.
“Eu Vos amarei sempre porque Vós sempre me amareis. Eu obterei tudo de Vós porque vosso amor, sempre generoso, irá além de minha esperança.
“Sim, é de Vós só, ó doce Virgem que, apesar de minhas faltas, eu espero o único bem que desejo, o meu Jesus, no tempo e na eternidade.
“É de Vós só, porque Vós é que meu Divino Salvador escolheu para me dispensar todos os favores, para me conduzir seguramente até Ele.
“Sim, é de Vós Mãe, que depois de ter aprendido a participar das humilhações e sofrimentos de vosso Divino Filho, me introduzireis na glória e nas delícias, para O louvar e bendizer, junto a Vós e conVosco, nos séculos dos séculos. Assim seja.
“Eis a minha maior confiança e toda a razão da minha esperança. “Ecce mea maxima fiducia et tota ratio spei mei.”
São Bernardo |
Tem um misto de humildade e de arrojo, de ternura, de fogo e de varonilidade, difícil de encontrar num só homem.
Ela chega ao extremo da persuasão da ternura de Nossa Senhora para conosco.
Mas, nada há de efeminado ou indigno de um varão.
Pelo contrário, há uma audácia estimulada por essa ternura, que faz dessa oração uma obra prima com a suavidade de uma pomba e o voo de uma águia.
Voa até o Coração Imaculado de Maria com uma familiaridade cheia de veneração e intimidade de espantar.
Ele mostra em que consiste virtude da confiança. Essa virtude consiste fundamentalmente em saber que em Nossa Senhora não há senão ternura.
Não há severidade, juízo ou justiça punitiva, mas há uma disposição dEla que nos inspira uma confiança sem limites.
São Bernardo era religioso e não tinha interesses terrenos. Os interesses materiais dele estavam todos atendidos no convento. Mas ele faz uma oração que qualquer fiel pode repetir.
E aqui se entende que nós, nos nossos interesses terrenos legítimos, devemos confiar em Nossa Senhora.
Nossa Senhora fará por nós aquilo que não somos capazes de fazer.
A Providência pode nos sujeitar a um sofrimento que nós não prevemos.
A Providência quer daqueles a quem Ela ama, que passem por muitos sofrimentos.
São Bernardo de Claraval, Philippe de Champaigne. Saint-Etienne du Mont, Paris |
Nós devemos confiar estes interesses à Nossa Senhora porque Ela velará por eles, os protegerá, e nós não devemos ter sofreguidão e falta de distância psíquica.
Na pior das angústias, nós devemos lembrar o que diz o Pe. Saint-Laurent no “Livro da Confiança”: quando a tormenta chega ao auge, é hora de preparar o incenso para cantar o “Magnificat”.
Porque é a hora em que Nossa Senhora intervirá e nos salvará.
Nossa Senhora quer nosso apostolado e Ela o levará ao sucesso.
Nossa Senhora, como Medianeira onipotente junto a Deus, resolve tudo.
Isso se aplica ainda mais à nossa vida espiritual. Nossa Senhora nos chama à santidade e Ela não interromperá a obra que começou se nós soubermos confiar.
São Bernardo nesta oração ensina que ainda que a gente tenha ofendido gravemente a Nossa Senhora é preciso continuar a confiar nEla.
A porta do Céu é Ela! E se nós, pela nossa falta de confiança, fecharmos a porta do Céu, nós mesmos nos condenamos.
Se confiarmos nEla contra toda confiança, Ela receberá de nós a glória do pecador que confia nEla.
Então esperar contra toda esperança mesmo nas dificuldades e na buraqueira da nossa vida espiritual.
São Francisco Xavier nos ensina que o pior do pecado é o fato de que a pessoa depois do pecado, perder a confiança em Deus.
Nossa Senhora dá o terço a São Domingos de Gusmão. Duquesne University. |
São Bernardo acaba dizendo que quando chegar a hora da morte, ele confia que a confiança dele seja tal que ele morra com o coração dele recostado sobre o Imaculado Coração de Maria.
É uma expressão simbólica que tem um valor enorme.
Lembra a São João Evangelista recostado sobre o Sagrado Coração de Jesus, na Ceia, e perguntando quem é que haveria de traí-Lo.
Ouvindo, portanto, as pulsações do Sagrado Coração de Jesus.
Aí vem uma esperança muito grande que Nossa Senhora, na hora da morte, nos ajude.
Que Ela até nos dê uma morte cheia da presença dEla se for para maior glória dEla e para bem de nossa alma.
E ainda que nossa morte deva ser muito árida, essa aridez será para o bem de nossa alma e nós irmos para o Céu, passando o menor tempo possível no Purgatório, e que nossos sofrimentos nos ajudem a salvar muitas almas.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.