Spira: Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria! |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A Salve Rainha é uma lembrança da antiga França.
Atribui-se ao bispo de Puy, o bemaventurado Adhemar de Monteuil, membro do Concílio de Clermont, onde foi resolvida a primeira Cruzada.
Adhemar seguiu a Cruzada na qualidade de legado apostólico e compôs a Salve Rainha para que se tornasse o canto de guerra dos cruzados. LEIA MAIS
A princípio, a antífona acabava por estas palavras: nobis post hoc exilium ostende.
A tríplice invocação que a termina presentemente foi acrescentada por São Bernardo, e merece ser narrado como se fez.
Na véspera do Natal do ano de 1146, São Bernardo, mandado para a Alemanha como legado do Papa, fazia sua entrada solene na cidade de Spira, depois de uma viagem memorável na qual os milagres foram numerosos.
O bispo, o clero, os cidadãos todos, com grande pompa vieram ao encontro do santo e conduziram-no, ao toque dos sinos e dos cânticos sagrados, através da cidade até a porta da capital, onde o imperador e os príncipes germânicos o receberam com todas as honras devidas ao legado do Papa.
A Igreja Católica alma do Natal CLIQUE PARA VER |
Enquanto o cortejo penetrava no recinto sagrado, o coro cantou a Salve Rainha, antífona predileta do piedoso abade de Claraval.
Bernardo, conduzido pelo imperador em pessoa e rodeado da multidão do povo, ficou profundamente comovido com o espetáculo que presenciara.
Acabado o canto, prostrando-se três vezes, Bernardo acrescentou de cada vez uma das aclamações, enquanto caminhava para o altar sobre o qual brilhava a imagem de Maria:
O clemens! O Pia! O dulcis Virgo Maria!
─ Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
São Bernardo de Claraval padroeiro da minha Paroquia situada em São Paulo na Região Ipiranga, sendo Padre Luciano antonio de Lima na Vila Livieiro proximo a via anchieta...Grande Intersessor junto a Virgem Maria nossa mãe querida.
ResponderExcluirSão Bernardo é um homem que, simplesmente cumprindo os deveres de sua vida cristã, conseguiu deixar um rastro de bênçãos que mil anos depois ainda não se esvaiu. Alguns tinham medo de conversar com ele ou deixar os jovens se aproximarem dele, porque bastava alguns minutos de conversa e a pessoa sentia um desejo grande de tornar-se monge e se entregar a Deus por inteiro. Um homem cheio do Espírito Santos! Não é por acaso que Pio XII o chamou de doutor melífluo.
ResponderExcluir