domingo, 29 de agosto de 2021

Um santo juízo de Deus

São Bernardo converte Guilherme, duque de Aquitania
São Bernardo converte Guilherme, duque de Aquitania.
Wouter Pietersz. Crabeth II (1594 – 1644), col. Catharina Gasthuis te Gouda
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








São Bernardo havia ido à Aquitânia, a fim de reconciliar com a Igreja o duque daquela província.

Como o duque se recusasse a toda forma de reconciliação, São Bernardo, ao celebrar uma missa, consagrou a Hóstia, colocou-a na patena e saiu com ela da Igreja.

Então, imprecando com voz terrível o duque que ali se encontrava, e que na condição de excomungado permanecia fora da igreja, sem ousar entrar, Bernardo lhe disse:

— Nós te pedimos gentilmente e tu recusaste nossas súplicas. Eis agora que se aproxima de ti o Filho da Virgem, o Mestre supremo da Igreja que tu persegues! Eis que se aproxima de ti o teu Juiz, nas mãos do qual será pesada tua alma! Ousarás desprezá-lo como aos seus servidores?

O duque sentiu então os seus membros enfraquecerem, e se prosternou aos pés de Bernardo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Assunção de Nossa Senhora: auge de glória que culminará no Juízo Final

Assunção de Nossa Senhora. Ambrogio Bergognone (1470 - 1523-1524), Metropolitan Museum of Art, NYC
Assunção de Nossa Senhora. Ambrogio Bergognone (1470 - 1523-1524),
Metropolitan Museum of Art, NYC
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Os antigos falavam de festa de Assunção de Nossa Senhora como a de Nossa Senhora da Glória.

No Rio de Janeiro, a Igreja lindíssima sobre o Outeiro da Glória é dedicada à Nossa Senhora da Assunção levando esse apropriado título.

Isso porque a Assunção de Nossa Senhora não é apenas o fato físico dEla deixar a terra, mas porque tendo ressuscitado, ou acordado da dormição, por virtude de seu Divino Filho e ir para o Céu, foi a maior glorificação dEla neste vale de lágrimas.

Ela passou na terra, humilde, desconhecida, apenas tendo um papel mais relevante depois da morte de Nosso Senhor, como rainha e mãe da Igreja Católica.

Depois de ter padecido toda espécie de sofrimentos, angústias, dilacerações, humilhações, foi glorificada por Nosso Senhor aos olhos dos homens, por meio de um privilégio único na história do mundo.

Foi a única mera criatura levada aos Céus pela força dos anjos.

Atravessando o céu astronômico foi conduzida de um modo misterioso para o Paraíso Celeste onde Ela está neste momento gozando de modo inenarrável da visão beatífica de Deus Nosso Senhor.

Essa glorificação foi acompanhada de indizíveis manifestações de glória.

Ela foi levada pelos mais altos querubins e serafins, portanto, pelas mais nobres criaturas puramente espirituais que servem a Deus.

Depois de se despedir dos seus, Ela foi se elevando e a certa altura, quando Ela estava num êxtase elevadíssimo começou a ação dos anjos.

Na Assunção de Nossa Senhora a natureza toda se rejubilou de um modo esplêndido.

Os céus que colorido tomaram! As estrelas como brilharam! Se em Fátima o sol pulou e mudou de cores, na Assunção de que forma se terá manifestado!

domingo, 1 de agosto de 2021

Jeremias lamenta o abandono da cidade sagrada

Profeta Jeremias, igreja de Santa Maria de Castro, Leicester
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Lamentações do Profeta Jeremias, 1




1. Alef. Como está abandonada a cidade tão povoada! Assemelha-se a uma viúva a grande entre as nações. Rainha entre as províncias, ficou sujeita ao tributo.

2. Bet. Ela chora pela noite adentro, lágrimas lhe inundam as faces, ninguém mais a consola de quantos a amavam. Seus amigos todos a traíram, e se tornaram seus inimigos.

3. Guimel. Judá partiu para o exílio em miséria e dura servidão. Habita entre as nações sem achar repouso. Atingiram-no seus perseguidores entre as suas fronteiras.

4. Dalet. Estão de luto os caminhos de Sião, e ninguém mais vem às suas festas. Suas portas todas estão desertas, gemem seus sacerdotes, afligem-se as virgens, e ela mesma vive na amargura.

5. He. Apossaram-se dela seus opressores, e tranqüilos vivem seus inimigos, pois o Senhor a aflige por causa do número de seus crimes.

Partiram cativos os seus filhos diante do opressor.

6. Vau. Desapareceu da filha de Sião toda a sua glória. Seus príncipes se tornaram como cervos que não encontraram pastagens e que fogem, esgotados, diante dos que os perseguem.

7. Zain. Nestes dias de males e vida errante, recorda-se Jerusalém das delícias dos tempos idos.

Agora que seu povo sucumbiu sob os golpes do inimigo e ninguém vem socorrê-la! Olham-na seus inimigos, e zombam de sua devastação.