domingo, 22 de outubro de 2017

O prodígio eucarístico de Ettiswil (Suíça, 1447)

Ettiswil: achado do Ssmo Sacramento, século XVII, anônimo italiano ,Musée du Hiéron, Paray-le-Monial
Ettiswil: achado do Ssmo Sacramento, século XVII,
anônimo italiano ,Musée du Hiéron, Paray-le-Monial
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Em Ettiswil, Suíça, existe um Santuário dedicado a um milagre eucarístico acontecido em 1447.

Anna Vögtli pertencia a uma seita satânica e conseguiu subtrair a píxide que continha a hóstia magna da igreja paroquial usada na Adoração do Santíssimo Sacramento.

A Hóstia foi encontrada perto de uma cerca, entre arbustos e urtigas, exposta ao ar, cercada por um luz brilhante e dividida em 7 peças unidas entre elas de maneira a ter a forma de uma flor.

O documento mais importante que descreve o Milagre é o “Protocolo da Justiça” constituído em 16 de julho de 1447 por Hermann von Rüsseg, Senhor de Büron.

A tradução diz:

“Na quarta-feira, 23 de maio de 1447, o Ssmo. Sacramento foi roubado da igreja paroquial de Ettiswil.

“Pouco depois foi encontrado por uma jovem guardiã de porcos, chamada Margarida Schulmeister, não longe da igreja paroquial perto de um cerca, jogado no chão, no meio das urtigas; parecia uma flor brilhante”.



Ettiswil: a igreja paroquial onde foi roubada a Hóstia.
Ettiswil: a igreja paroquial onde foi roubada a Hóstia.
"Depois das investigações, a polícia prendeu a jovem Anna Vögtli de Bischoffingen, que confessou espontaneamente imediatamente tudo.

“Depois de passar minha mão apertada através da grade de ferro, fui roubando a Hóstia Magna.

“Nas logo após a parede do cemitério, o Santíssimo Sacramento começou a se tornar tão pesado que eu era incapaz de levá-lo além.

“Não podendo ir mais longe, nem para trás, deixei cair o Hóstia que eu coloquei perto de uma cerca, nas urtigas”.

“A partícula foi descoberta pela Sra. Margarida Schulmeister, guardiã de uma fazenda de porcos.

“Ela disse que 'assim que eu cheguei com meus porcos perto do lugar onde estava o abençoado Sacramento, meus animais não queriam ir mais longe.

Ettiswil: a capela do Ssmo Sacramento construída no local do milagre.
Ettiswil: a capela do Ssmo Sacramento construída no local do milagre.
“Foi quando eu solicitei ajuda a dois homens que iam andando a cavalo.

“Eles viram a Hóstia roubada no meio do capim, dividida em sete partículas. Seis delas formaram uma flor semelhante a uma rosa e uma ótima luz a cercava'”.

O pároco foi imediatamente avisado e foi pegar logo a Hóstia para leva-la de volta para a igreja, seguido por todos os paroquianos.

Ele pegou as seis peças, mas quando ele quis pegar a central ela entrou na terra na frente dos olhos de todos.

Este desaparecimento foi interpretado como um sinal e ficou decidido construir uma capela exatamente onde a parte da Hóstia havia desaparecido.

As 6 partículas foram preservadas na igreja de Ettiswil que se tornou um centro de grande veneração que atrai aldeões e estrangeiros.

E Deus realizou numerosas curas por meio dele. A capela e altar foram consagrados em 28 de dezembro de 1448: um ano e meio depois dos eventos.

Muitos Papas concederam indulgências para os visitantes do santuário; o último foi Pio XII em 1947.

A grande festa da Capela do Milagre acontece no domingo «Laetare» e nos dois dias subsequentes, segundo o antigo Calendário Romano.



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

3 comentários:

  1. Linda capela!! O nosso Deus sempre nos mostrou a Sua grandeza por meio da Eucaristia.

    ResponderExcluir
  2. Deus responde com um Milagre a um sacrilégio! Quanta Misericórdia a de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Sagrado Coração de Jesus

    Meu Jesus em vós  depositei  toda  minha  confiança. Vós sabeis de tudo. Pai é o senhor do universo, sois o Rei dos Reis. Vós que fizeste o paralítico andar, um morto voltar a viver, o leproso sarar. Fazei com que eu alcance a graça que agora lhe peço (pede-se a graça com fé). Vós que vedes as minhas lágrimas, bem sabe divino amigo como preciso alcançar  de vós esta grande graça (Pede-se a graça com fé). A minha conversa convosco, mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Só de vós espero com fé e confiança (Pede-se a graça com fé). Fazei Divino Jesus, que antes de  terminar esta conversa que terei convosco, durante 9 dias eu alcance esta graça que peço com fé. Com gratidão publicarei esta oração para que outras que precisam de vós aprendam a ter fé e confiança na vossa misericórdia. Ilumine meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias ao amanhecer, e testemunha a nossa conversa. Jesus eu tenho confiança em vós, cada vez aumentando mais a minha fé.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.