domingo, 17 de julho de 2022

A prodigiosa história de Nossa Senhora dos Desamparados

Nossa Senhora dos Desamparados, santuário, Valencia, Espanha
Nossa Senhora dos Desamparados,
imagem original no seu santuário de Valencia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Valência é uma cidade carregada de história. Está situada no leste da Espanha, às margens do Mar Mediterrâneo.

Ela foi invadida pelos muçulmanos no fim do século XI.

Mas, foi reconquistada pelo grande herói Cid Campeador. Ele foi seu soberano e ali faleceu.

Em Valência nasceu o extraordinário São Vicente Ferrer, o qual lutou contra a decadência da Idade Média com tal vigor e eloqüência que foi chamado o Anjo do Apocalipse.

A padroeira de Valência é Nossa Senhora dos Desamparados (*) cuja belíssima história é, em breves traços, a seguinte:

No início do século XV - quando ainda vivia o grande São Vicente Ferrer - foi fundada em Valência a Confraria dos Desamparados.

Ela visava socorrer os doentes e dar digna sepultura aos cadáveres abandonados nos campos.

O principal inspirador foi o Beato Padre Jofré. Essa Confraria, composta sobretudo de artesãos, chegou a ter entre seus membros duques, marqueses, condes e ricos burgueses.

Nossa Senhora dos Desamparados, imagem original, detalhe, Valencia, EspanhaA confraria obteve logo uma capela. Porém, faltava uma imagem de Nossa Senhora que exprimisse o espírito daquela instituição.

Em 1414, apareceram na casa de um confrade - cuja esposa era cega e paralítica - três jovens de rara beleza, em traje de peregrinos.

Eles disseram serem escultores, e dispuseram-se a fazer uma imagem da Virgem para a Confraria.

Pediram apenas um local isolado para trabalharem e que, durante três dias, ninguém os visitasse.

Consultado o Beato Jofré, a proposta foi aceita. No quarto dia, o mesmo homem de Deus, acompanhado de várias pessoas, foi até o local onde estavam os três jovens.

Bateram a porta. Mas, como ninguém atendia, a arrombaram.

Oh magnífica surpresa! Os jovens haviam desaparecido, mas deixaram uma belíssima imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

Todos entenderam que os peregrinos escultores eram anjos.

Nossa Senhora dos Desamparados, Valencia, réplica levada na procissãoA esposa cega do confrade, que recebera os três anjos, foi conduzida até o local onde estava a imagem.

Chegando diante da bela escultura, imediatamente recobrou a vista e o movimento de seus membros.

A partir de então, através dessa imagem sagrada que recebeu o título de Nossa Senhora dos Desamparados, ocorreram muitíssimos milagres, entre os quais destaca-se a cessação da terrível peste que grassou em Valência e outras partes de Espanha, em meados do século XVII, no reino de Filipe IV.

A imagem mede 1,40 m e representa Nossa Senhora carregando, no braço esquerdo, o Menino Jesus; o braço direito, cuja mão segura um ramo de lírios de prata, está estendido em direção ao solo.

Apesar dos exames realizados, até hoje não se sabe exatamente de que material foi esculpida a imagem.

Nossa Senhora dos Desamparados, Valencia, detalheSobre a cabeça de Nossa Senhora há uma grande e riquíssima coroa, cravejada de brilhantes, pérolas, rubis e outras pedras preciosas.

Atrás da coroa um belo resplendor com doze estrelas.

O Menino Jesus segura em seus braços uma cruz.

A Virgem e seu divino Filho portam túnicas e mantos primorosamente lavrados.

Hoje, tantas pessoas estão no desamparo, sobretudo espiritual.

Se Nossa Senhora enviou três anjos para o socorro material dos homens no século XV, com quanto mais razão não enviará Ela legiões de espíritos angélicos para nos proporcionar auxílio sobrenatural contra a degenerescência moral catastrófica em que o mundo se encontra!

É preciso pedirmos com fé, perseverança, humildade e confiança: Nossa Senhora dos Desamparados, socorrei-nos a nós abandonados neste mundo neopagão, e que não temos outro auxílio fora de Vós!

A festa de Nossa Senhora dos Desamparados é celebrada no segundo domingo de maio.





(*) Nossa Senhora dos Desamparados é também padroeira da Costa Rica.

(Fonte: Conde de Fabraquer, Historia. Tradiciones y Leyendas de Ias imágenes de la Virgen aparecidas en España, Tomo I, Imprenta y Litografia de D. Juan José Martinez, Madrid, 1861, pp. 147 a 202).


GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

8 comentários:

  1. Eu amo o blog de vocês.
    Gosto muito de ler essas histórias e os milagres.
    Mas se eu pudesse sugerir, falta mais informações sobre Santa Brígida e a origem das Quize Orações de Santa Brígidas, ditadas pelo Próprio Senhor.

    Esse blog é demais! Realmente a net ficou mais rica!
    Você realiza um excelente trabalho.

    Lunna Stelle

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lunna Stelle,

    Agradecemos sua sugestão. Tentaremos atendê-la o melhor possível. Não deixe de enviar outras.
    Vc, entretanto, concordará conosco que o Divino Espírito Santo fez tantas maravilhas na Idade Média, tal vez como em poucas outras épocas.

    Por isso, temos ainda muitíssima matéria para publicar. E portanto falta muito e muito.

    Mas com a ajuda de Nossa Senhora, pouco a pouco, esperamos avançar na medida de nossas simples forças.

    Muito obrigado!
    Luis

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Deus em sua infinita bondade,por nos ter mandado sua santíssima Mãe Maria Mãe dos desesperados para nos abençoar com seu amor,aleluia.

    ResponderExcluir
  4. Santíssima Mãe dos desesperados,cubra-nos com o seu manto de amor e ajuda-nos a sermos merecedores das bençãos de seu filho amado e nosso Deus,Amém.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde encantada com essa e tantas histórias a qual tenho a graça de conhecer. Obrigada por mim proporcionar momentos de deleite com tao magníficas postagens . Não os deixe de fazer. Muitas bençãos a todos.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse Blog amei a Historia de N.S.dos Desamparados.Como gostaria de ter uma imagem como essa em meu altar!

    ResponderExcluir
  7. Onde posso encontrar a música em espanhol de Nossa Senhora dos Desamparados que é cantada em todas as missas na Basílica de Valência?

    ResponderExcluir
  8. Quanto Amor meu Coração Sente À VIRGEM MÃE DE DEUS Mãe vem Mãezinha Com Teu Amado Filho e protegei-nos Com Teu amado Filho Jesus

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.