domingo, 10 de novembro de 2013

Por quê se glorifica o Santíssimo Nome de Jesus?

Santíssimo Nome de Jesus, catedral de Salvador, Bahia
Santíssimo Nome de Jesus, catedral de Salvador, Bahia

A Festa do Santíssimo Nome de Jesus é celebrada de diversas formas desde tempos imemoriais. Porém, entrou no calendário Católico Romano no fim da Idade Média.

A festa foi alargada para toda a Igreja Católica Romana em 20 de Dezembro de 1721, pelo papa Inocêncio XIII. Mas, o dia exato varia segundo o calendário de Natal.

Por que essa insistência especial no Nome de Jesus?

Por que grandes santos da Igreja afugentavam os demônios com o Nome de Jesus?

Quando fazemos algo de muito importante. Por exemplo, no início da Missa o padre se persigna; por ocasião da leitura de um testamento, diz-se: “Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, eu, Fulano de tal, faço meu testamento.”

Pela ordem profunda das coisas – que foi truncada pelo pecado original – , a linguagem humana era capaz de exprimir adequadamente as coisas, dando-lhes um nome adequado.


Esse nome era uma palavra que definia aquilo que havia de mais íntimo no ser para o qual dava o nome.

Assim, o Gênesis conta que ao passarem os animais diante de Adão, ele foi dando a cada um seu nome. E esse dar o nome era dar uma palavra que exprimisse adequadamente o ser de cada um.

Santíssimo Nome de Jesus, casula bordada pelas freiras dominicanas de Stone, Staffordshire, Inglaterra
Santíssimo Nome de Jesus, casula bordada pelas freiras dominicanas de Stone, Staffordshire, Inglaterra
Assim, por exemplo, quando dizemos “águia” não há uma relação necessária entre a palavra “águia” e aquilo que é o típico da águia. É uma coisa convencional, em outras línguas civilizadas usam-se outras palavras igualmente legítimas.

Mas na linguagem usada por Adão era diferente. Havia uma relação verdadeira e profunda entre a música e a estrutura da palavra “águia” e a realidade da águia.

Então o Santíssimo Nome de Jesus é, de um modo misterioso, a própria definição daquilo que na Pessoa adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo existe de mais capaz de mencionar aquilo que Ele é.

Nesse sentido, o nome é um símbolo da pessoa, e o nome de Jesus é um símbolo de Jesus. É um símbolo sacratíssimo que tem o poder de atrair as graças sobre nós e de causar terror dos demônios.

O Nome de Jesus se resume nas iniciais IHS, Jesus Salvador dos Homens, que se colocam em certos papéis e embaixo da Cruz.

A Cruz e o Nome de Jesus são os dois símbolos perfeitos.

O Nome de Jesus é a manifestação de sua glória. E se queremos a glorificação do Nome de Jesus, queremos a glorificação do Nome de Maria.

Santíssimo Nome de Jesus, Igreja dos jesuítas (il Gesù), Roma
Santíssimo Nome de Jesus, Igreja dos jesuítas (il Gesù), Roma
O que quer a Igreja quando glorifica o Nome de Jesus? Ela quer que o Nome de Jesus esteja por cima de todas as coisas e que tudo lhe esteja sujeito.

Portanto, Ela quer uma ordem sacral, uma ordem baseada na única Fé verdadeira que é a Católica, Apostólica e Romana.

Ela quer uma ordem que nada tenha de laicista, de igualitário.

A festa do Nome de Jesus é uma das numerosas festas da sacralidade, da hierarquia e da civilização cristã.

É adequado pedirmos que o Nome de Jesus seja cercado de toda a glória. Quer dizer, que Jesus seja conhecido, adorado, reverenciado por todos os homens, sendo reverenciadas as coisas que são conformes a Ele.

E se o laicismo, o caos, a blasfêmia querem ser a Revolução, então devemos desejar que a Contra-Revolução vença, porque a Contra-Revolução é a própria vitória do Nome de Jesus.

A festa é celebrada em diferentes dias, geralmente no mês de janeiro. As mais frequentes são o Domingo entre 2 e 5 de Janeiro, ou no primeiro dia livre após 1º de Janeiro, nomeadamente 3 desse mês.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 01/01/1965. Sem revisão do autor)



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

  1. Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

    Muito obrigado.

    (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)
    Obs: Reze a ele com muita fé que ele irá te ajuda

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.