domingo, 15 de abril de 2012

São Tomás de Aquino e o hino Pange Lingua: “Canta ó língua, o glorioso mistério do Corpo e do Sangue precioso”




Santo Tomás de Aquino (Rocca Secca, 1225/1227 – Fossa Nuova, 7 Março, 1274) tinha uma vocação eminentemente filosófica, e não de atividade externa.

Ele percebeu que deveria, de acordo com a sua luz primordial, dedicar-se à Teologia e à Filosofia.

Mas declarou que, além da capacidade para esses estudos, sentia certa inclinação artística.

Quem quiser disto se certificar, basta ouvirr o hino Pange lingua, que contém as estrofes do Tantum ergo, composto por ele.

Ele percebia sem dúvida que sua vocação não era a artística – a de compor hinos sacros ou grandes poesias, para as quais estava capacitado –, mas a de se dedicar completamente à Filosofia e à Teologia.


E isso se entende.

O homem tem dois impulsos fundamentais – que os franceses chamam de “élans”.

Por um lado, ele deseja o maravilhoso, porque no católico vive um sonho que não é uma fantasia nem mera poesia.

Trata-se de uma visão das coisas movida pela Fé. A virtude teologal da Fé impulsiona o voo da alma desejosa de atingir esse sonho maravilhoso.

É, portanto, algo que põe em movimento os melhores aspectos da alma.

Por outro lado, o homem vê que esse mundo com maravilhas entretanto não é maravilhoso. Não é o Paraíso. Ao contrário, é uma terra de exílio. Então, o homem procura se acomodar ao mundo e às coisas como são na realidade, recorrendo ao bom senso.

Porque o bom senso procura ver a realidade ao pé da letra como ela é, mas sem renunciar ao maravilhoso que a alma procura.

Assim sendo, quando a alma católica tem esses dois impulsos bem ordenados, ela consegue resolver superiormente com bom senso os problemas concretos, porque está inspirada no maravilhoso.

E quando se apresenta a ela um problema maravilhoso, ela voa sem ter nostalgia da realidade mais baixa.

Essa excelência da alma se vê no caso citado de São Tomás.

Ele era chamado de “boi mudo” porque era plácido, calmo, terra-a-terra.

Porém, nessa calma de boi brotavam voos de águia.

E essa perfeição pode se apalpar no hino “Pange língua” que ele escreveu:

Video: Pange Lingua



“Canta ó lingua, o glorioso mistério do Corpo e do Sangue precioso...”, etc.

O “Pange língua” revela um amor de Deus cogente, que pega, que segura, que agarra, que invade a alma. E é uma obra do “boi mudo”!

Porventura há algo mais simples que as palavras desse hino “Tantum ergo sacramentum venerémur cérnui...” (“Portanto veneremos inclinados um tão grande sacramento”)?

Em verdade, qualquer devota idosa com achaques reumáticos sabe disso ao fazer sua penosa genuflexão diante do Santíssimo Sacramento exposto.

Mas como a frase contém a grandeza do sacramento que é preciso venerar!

Quantas profundidades se exprimem nessa simplicidade!

Porque São Tomás atingiu o fundo da simplicidade e teve um pensamento riquíssimo, estabelecendo um veículo perfeito da simplicidade com o pensamento riquíssimo.

Video: Ouça o hino Pange Lingua




(Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, 13/5/88, excerto sem revisão do autor)

MILAGRES EUCARISTICOS - VEJA MAIS EM:





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

4 comentários:

  1. José Juarez Batista Leite9 de maio de 2012 07:39

    Não há dúvida que o hino Pange Lingua de São Tomás de Aquino é um desses vôos maravilhosos de sua nobilíssima alma.Ao ouvi-lo, sentimo-nos, também, provocados a alçar o nosso próprio vôo,sustentados pela corrente de ar espiritual formada pelo bater das asas do Eminente Doutor Angélico.
    O maior milagre que Deus realiza sobre a face da
    Terra é sem sombra de dúvida o da Transubstanciação,mas,com justiça,a Santificação das almas ocupa o segundo lugar,pois Deus é maravilhoso em seus santos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo belíssimo blog, onde vemos um resgate de um tesouro incomensurável de nossa fé católica. Em segundo lugar, sobre este hino ímpar de Santo Tomás de Aquino, Pange Lingua, gostaria de saber um pouco mais da história da sua composição. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Tem como fazer download do segundo vídeo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arquivo está em http://pt.gloria.tv/?media=149688. E também em https://www.youtube.com/watch?v=-rF1rGoJJmo. Pode baixar com o programa de sua preferência.
      atenciosamente

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.