domingo, 10 de janeiro de 2021

Nossa Senhora do Milagre:
aparição e conversão do hebreu Ratisbonne

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







 Um dos fatos marcantes da história religiosa do século XIX foi a aparição de Nossa Senhora das Graças ao judeu Afonso Ratisbonne e sua retumbante conversão ao catolicismo.

A aparição está intimamente ligada à série de manifestações extraordinárias ao mundo, iniciada com a Medalha Milagrosa na rue du Bac (Paris, 1820), e continuada de um modo mais destacado em La Salette (1846) e Lourdes (1858).

Muito distante da fé católica vivia o jovem banqueiro Afonso Ratisbonne, natural de Estrasburgo, nascido em 1814, de riquíssima família israelita.

No dia 20 de janeiro de 1842, em viagem turística a Roma, por curiosidade meramente artística ele acedeu entrar na Igreja de Sant’Andrea delle Fratte, acompanhado de um amigo, o Barão de Bussières.

Enquanto este foi à sacristia, a fim de encomendar uma missa, o jovem judeu apreciava as obras de arte daquele templo.
Quando se encontrava diante do altar consagrado a Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (hoje conhecido como altar da Madonna del Miracolo — Nossa Senhora do Milagre), Ela apareceu-lhe e o converteu instantaneamente de inimigo da Igreja católica em seu fervoroso apóstolo.

Ratisbonne fez-se padre e fundou a
Ordem de Sion para converter os judeus
O quadro

O quadro da Madonna del Miracolo (Nossa Senhora do Milagre) aparece com a fronte encimada por uma coroa e por um resplendor em forma de círculo de 12 estrelas que evoca a Mulher do Apocalipse.

A fisionomia é discretamente sorridente, com o olhar voltado para quem estiver ajoelhado diante d’Ela. Muito afável, mas ao mesmo tempo muito régia.

Pelo porte, dá impressão de uma pessoa alta, esguia sem ser magra, muito bem proporcionada e com algo de imponderável da consciência de sua própria dignidade.

Tem-se a impressão de uma rainha, muito menos pela coroa do que pelo todo d’Ela, pelo misto de grandeza e de misericórdia.

A pessoa que a contempla tende a ficar apaziguada, serenada, tranqüilizada, como quem sente acalmadas as suas más paixões em agitação.

Como se Ela dissesse: “Meu filho, eu arranjo tudo, não se atormente, estou aqui ouvindo a você que precisa de tudo, mas eu posso tudo, e o meu desejo é de dar-lhe tudo. Portanto, não tenha dúvida, espere mais um pouco, mas atendê-lo-ei abundantemente”.

A pintura tem um certo ar de mistério, mas um mistério suave e diáfano. Seria como o mistério de um dia com um céu muito azul, em que se pergunta o que haverá para além do azul.

Altar da aparição, igreja de Sant'Andrea delle Frate, Roma
Mas não é um mistério carregado, é um mistério que fica por detrás do azul e não por detrás das nuvens.

Notem a impressão de pureza que o quadro transmite.

Ele comunica algo do prazer de ser puro, fazendo compreender que a felicidade não está na impureza, ao invés do que muita gente pensa. É o contrário.

Possuindo verdadeiramente a pureza, compreende-se a inefável felicidade que ela concede, perto da qual toda a pseudo felicidade da impureza é lixo, tormento e aflição.

Notem também a humildade. Ela revela uma atitude de rainha, mas fazendo abstração de toda superioridade sobre a pessoa que reza diante d’Ela. Trata a pessoa como se tivesse proporção com Ela; quando nenhum de nós tem essa proporção, nem mesmo os santos.

Entretanto, se aparecesse Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela ajoelhar-se-ia para adorar Aquele que é infinitamente mais. Ela tem a felicidade inefável da despretensão e da pureza.

Diante de um mundo que o demônio vai arrastando para o mal, pelo prazer da impureza e do orgulho, a Madonna del Miracolo comunica-nos esse prazer da despretensão e da pureza.

Oração à Madonna del Miracolo

“Ó Imaculada Mãe de Deus, Madonna del Miracolo, que quisestes conquistar com um singular prodígio de vossa misericórdia o israelita Afonso Ratisbonne, acolhei as súplicas que vos apresentamos com confiança, como um dia acolhestes as súplicas daqueles que a Vós recorreram pedindo a conversão do filho judeu.

“Obtende-nos também uma sincera e total conversão à graça e todos os bens da alma e do corpo.

“Vossa clemência triunfou sobre Ratisbonne, persuadindo-o a receber o batismo e a empenhar-se com vontade séria na observância dos Mandamentos.

“Por esta conquista do vosso amor, obtende-nos a perseverança no cumprimento das promessas do batismo. Fazei com que nenhum obstáculo se interponha à nossa observância dos preceitos de Deus e da Igreja.

“Vossas mãos resplandecentes são símbolo das inumeráveis graças que com maternal bondade dispensais profusamente sobre a Terra. Fazei resplandecer também sobre nós um raio da vossa misericórdia”.

Vídeo: O local da aparição
clique na foto para ver


(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, “Catolicismo”, janeiro 2006; e “Catolicismo”, janeiro 2007)



17 comentários:

  1. linda santa linda senhora dos milagres dei uma luz no meu caminho dei me fe tire me dessas tristezas e dor faça que meu sonho se realize minha santa lhes peço .linda santa amem

    ResponderExcluir
  2. ONTEM 2 de Abril 2013 ,Sonhei que estava com minha esposa em frente a um muro de pedras, onde nele apareçia em uma caixa de marmore que contia uma medalha de ouro ,peguei-a nas maõs procurei um numero não achei ,me veio é de Nossa senhora dos milagres pois está com borras de velas no outro lado .olhei para esposa e disse foi seu pai que rezava para neste local. No dia 3 ao despertar llembrei do sonho e nunca tinha ouvido falar na existençia de Nossa Senhora dos Milagres e nen que ela posuia uma medalha milagrosa vim para internet pesquisar e aqui estou diante dela jesus.

    ResponderExcluir
  3. O Mãe amada me cubra com seu manto sagrado pois preciso de um milagre em minha vida,salva-me me mostra o caminho a seguir pois padeço diante de tanto dor que causei trai minha esposa posso estar com uma doença mortal dentro de mim,ate mesmo transmitido a minha esposa,não deixa cubra com seu manto Mãe me faz um milagre amém.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Luis Eduardo e gostaria de expor um fato que ocorreu comigo relacionado à Nossa Senhora dos Milagres. Passava alguns dias na cidade de Gramado no estado do Rio Grande do Sul aqui no Brasil. Eu e minha esposa resolvemos conhecer um local onde existia um lago chamado de lago negro. Ao chegar, através de um caminho, nos deparamos com uma pequena imagem da qual li em uma placa a denominação de " Nossa Senhora dos Milagres" que , até então nunca teria ouvido falar. Junto a ela existe uma espécie de fonte que desce até o lago.
    Resolvi orar e pedir fervorosamente que ela me livrasse das constantes crises de cólicas renais que constantemente me torturavam e ao andar alguns metros senti fortes dores na região do rim esquerdo, onde tinha com mais frequência as dores. Continuei sentindo constantes ferroadas nos rins durante cerca de uma hora.
    Falei com a minha esposa, porque estava sentindo aquilo já que teria acabado de pedir justamente o contrário. Com o tempo notei que não tive mais crises e hoje me sinto muito bem.
    Se foi coincidência ou uma enorme graça, não tenho tal capacidade para explicar, porém, gostaria de deixar registrado esse fato e também que passei a orar por ela constantemente.
    Obrigado por tudo Nossa Senhora dos Milagres!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Senhora, fazei um milagre em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. nossa senhora, fazei um milagre em minha vida, restaura meu namoro, eu te agardeço!

    ResponderExcluir
  7. Nossa senhora fazei um milagre em minha que eu fique boa do meu cabelo não caia mais eu lhe agradeço sou sua devota minha santa milagrosa. Amém .

    ResponderExcluir
  8. Nossa senhora intercede junto ao nosso senhor jesus cristo pot mim, peguei um dinheiro com uns agiota e não tenho como pagar todas as portas se fexou e eu estou disesperada mim ajuda te pesso ate pelo amor de Deus mim socorre nessa hora de sufoco . Amém

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a Ela por ter intercedido ao pai, por min. Obrigada N. Senhora do Milagre. Amém

    ResponderExcluir
  10. Nossa Senhora dos Milagres fazei com que eu não tenha mais de arritmias de que tanto sofro. Por favor, Ajudai-me Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  11. Deus Todo-Poderoso, que na sua infinita misericórdia por nós, escolhestes Maria entre todas as mulheres para ser a mãe do Salvador. Ela que pisou na cabeça da serpente, a nova mulher, que nos mostra todos os dias seu filho Jesus Cristo nosso Rei e Senhor. Hoje recorremos a vós, Mãe de Deus, Mãe da Igreja, para interceder ao seu filho Jesus Cristo, como nas Bodas de Cana da Galiléia, onde Jesus realizou o seu 1º milagre. Nós te pedimos, ó mãe, em nome de Jesus, para que seu filho possa agir com toda força e poder e concede-nos essa graça conforme a sua vontade para que eu não sofra mais destas arritmias que tanto me apoquentam, restabelecido este problema que confiamos a vós, possamos dar Glória a Deus, Hoje e Sempre. Amém

    ResponderExcluir
  12. Nossa Senhora Dos Milagres faça com que meus pedidos seja atedidos que yago volte para mim nos abençõe sempre ilumina meu caminho

    ResponderExcluir
  13. Nossa Senhora dos Milagres,estou angustiadas. Estou tentando reunir um grupo para levar a Aparecida,na sua Casa e ainda não consegui numero suficiente para realizar. Hoje e segunda feira e a saída esta marcado para dia 26. Próximo sábado. Tem 20 pessoas confirmada,mas faltam pelo menos mais 10. Se a Senhora quiser que vamos faz um milagre. Gostaria de pagar a lotar o ônibus, mas tbm não tenho grana. Tenho também aquela listinha de urgência que lhe dei. Espero no Senhor com sua intercessão. Bênção Mãe.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula, rogai por nós, que interceda por mim, mostrando o que não consigo enxergar. Amém

    ResponderExcluir
  15. Nossa Senhora dos Milagres que tanto pro curso e agora na minha presença,te imploro gloriosa Santa,que todos os Milagres que Eu tanto imploro,possa eu merecer e Chegar na Minha Vida🙌com muito Amor e devoção Amém 🙌

    ResponderExcluir
  16. Nossa Senhora dos milagres,pesso o milagre com urgência na vida do meu filho amado Ronold,ele se encontra em uma uti,há 75 dias,ele precisa de milagres.pois ele a 75 dias sem comer e sem beber,liberta nossa Senhora o meu filho,faz ele recuperar a saúde,para que ele se alimenta e que o intestino dele tenha uma boa aceitação dos alimentos,quando for ingeridos.
    Faz o milagre acontecer na vida do meu filho,que ele sai daquele uti,firme e forte andando com as próprias pernas,sem nenhum sequela,e viver muitos e muitos anos de vida com saúde ,paz e muitas felicidades.
    Nossa Senhora dos milagres rogais por nós, que recorremos a vós.Amém
    Eu confio em te nossa querida mãe.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Senhora do Milagre, concedei-me a graça da cura dos vícios, que tanto me atrapalham a servir vosso Filho divino. Livrai-me do medo e do escrúpulo que me afasta de vós e de Deus e me aproxima das trevas. Que eu siga perseverante e não abandone Jesus como tantas vezes fiz. Amem.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.