Outras formas de visualizar o blog:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Santa Teresinha do Menino Jesus: uma alma "medieval" no século XIX, doce e heroica

A era medieval é um período histórico muito definido: vai desde o fim do Império Romano até a descoberta de América em 1492 (para alguns até a queda de Constantinopla em 1453).

Porém, o espírito medieval atravessou as épocas posteriores. Ele ficou como um modelo ideal que trascende o tempo.

Esse ideal ardeu intensamente na alma dos santos, embora se fale pouco disso. Um dos tantos exemplos foi nos dado por Santa Teresinha do Menino Jesus.

A grande carmelita de Lisieux desejava passar o Céu fazendo o bem na Terra, mas não tinha uma alma débil, desprovida de personalidade e força de caráter, que fugia do sofrimento e da luta.

Se assim o fosse, não teria sido elevada às honras dos altares, nem teria sido apresentada ao mundo católico como "uma nova Joana d'Arc" pelo Papa Pio XI (a 18 de maio de 1925).



É muito oportuno e mesmo necessário, pois, considerarmos este aspecto de sua alma, freqüentemente esquecido ou falseado em imagens e santinhos, onde ela aparece com a fisionomia impregnada por um adocicamento sentimental e romântico, totalmente inexistente em sua forte e marcante personalidade.

Vejamos algumas de suas afirmações que refletem o espírito de cruzado que animava a Santa da chuva de rosas:

"Na minha infância sonhei lutar nos campos de batalha.

"Quando comecei a aprender a História da França, o relato dos feitos de Joana d'Arc me encantava; sentia em meu coração o desejo e a coragem de imitá-los" (1).

"Adormeci por alguns instantes -- contava ela à Madre Inês -- durante a oração. Sonhei que faltavam soldados para uma guerra contra os prussianos. Vós dissestes: É preciso mandar a Irmã Teresa do Menino Jesus. Respondi que estava de acordo, mas que preferia ir para uma guerra santa. Afinal, parti assim mesmo.

"Oh! não, eu não temeria ir à guerra. Com que alegria, por exemplo, no tempo das cruzadas, teria partido para combater os hereges. Sim! Eu não temeria levar um tiro, não temeria o fogo!" (2)

"Lançando-me na arena
Não temerei ferro nem fôgo ....
Sorrindo enfrento a metralha ....
Cantando morrerei, no campo de batalha
As armas à mão", bradava ela (3).

"Quando penso que morro numa cama! Como desejaria morrer numa arena!" (4)

"A santidade! É preciso conquistá-la à ponta da espada. .... É preciso combater!" (5)
____________________
Notas:
1) Lettres de Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus, Carta ao Abbé Bellière, Office Central de Lisieux, 1948.
2) Carnet Jaune, 4.8.6 -- in Derniers entretiens, Éditions du Centenaire, Desclée de Brouwer-Éditions du Cerf, Paris, 1971.
3) Mes Armes -- Poésies, Édition du Centénaire, Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1992 (Carnet jaune, Mère Agnès de Jésus, 4 de agosto).
4) Summarium [do Processo de Beatificação e Canonização], depoimento de Celina, 2753.
5) Correspondance Générale, Éditions du Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1972, t. I (1877-1890), Carta (­­nº 89) a Celina, de 26 de abril de 1889. E Lettres de Sainte Thérèse de l'Enfant Jésus, Carta a Leônia, de 20 de maio de 1894.


Desejaria receber gratuitamente 'Orações e milagres medievais' em meu e-mail

GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

9 comentários:

  1. Santa Terezinha ,,,Tenho fé nas suas capacitações de atender os nossos pedidos e com muita fé que creio nos seus milagres . atendei todos os necessitados e se for do meu merecimento e da vontade de DEUS que meus pedidos sejam atendidos Amem!

    ResponderExcluir
  2. Em dezembro de 2005, periodo de natal ganhei uma belissíma imagem de Santa Terezinha, agradeço a esse anjo de pessoa que me presenteou com esta imagem, me fazendo desde aquele momento nascer em me um sentimento de devoção sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Hoje passado esses 6 anos vejo que tantas coisas mudaram em minha vida, com sua presença. Venho agradeçer Santa Terezinha por tudo e sei que tenho um longo caminho a seguir... Coloque a benção de que tanto estou necessitando em minha vida neste momento! te pesso encarecidamente que leve este meu pedido do coração, até o senhor meu Deus. E realize este milagre em minha vida, sei que posso confiar em ti, e que jamais me abandonarar. Obrigada minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Ó SANTA TEREZINHA, VENHO ATRAVÉS DESTE COMENTÁRIO, PEDIR A SRA. QUE ATENDA O MEU PEDIDO QUE INICIEI NESTE DIA 23/12/2011, DIA EM QUE COMEÇEI MINHA NOVENA DAS ROSAS, SEI QUE A SRA. DO FUNDO DE SUA MISERICÓRDIA, E DO SEU IMENSO AMOR PELA HUMANIDADE, ATRAVÉS DA CHUVA DE ROSAS QUE A SRA. PROMETEU DERRAMAR SOBRE TODOS NÓS, IRÁ ME ABENÇOAR, LEVE MEU PEDIDO ATÉ NO BOM PAI DEUS TODO PODEROSO, E ME CONCEDA ESTA GRAÇA QUE EU TANTO PRECISO. EU CONFIO EM VÓS. AMÉM, AMÉM, AMÉM!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Iniciei a novena das rosas dia 29/03/2012 e peço à Santa Terezinha que mande uma chuva de rosas sobre meu irmão e sobre mim. Tenho diante de mim o quadro da Sagrada Face e o contemplo,leve a Jesus, ao seu Sagrado Coração meu pedido. Que eu alcance a graça que peço há mais de dez anos.Eu confio e espero em Jesus,na Sua Santa Face! Obrigada por rogar a Deus nós!

    ResponderExcluir
  6. Amada Sta Terezinha, a senhora sabe o qto sou seu devoto, ja recebi duas rosa, mais até agora a graça nao chegou, mais continuo esperando e acreditando que o milagre vai acontecer. Interceda por mim, traz, meu filho de volta pra casa. por favor eu te suplico.

    ResponderExcluir
  7. Minha santa,em nome de JESUS cristo,trga minha filha de volta,eu te suplico,me atenda,perdoe meus pecados,pensei muito,me perdoe,muito obrigada Sta Terezinha.eu confio em vós,amem.

    ResponderExcluir
  8. santa teresinha a senhora sabes o que tó passando e peço que me mande a graça que nessecito começei a novena e tenho muita fé de alcançar amém em nome de jesus a senhora sabe o meu dessespero.

    ResponderExcluir
  9. Faz um ano que faço a novena e sempre visualizo uma rosa como sinal. Mas a graça ainda não foi alcançada.As vezes fico triste, choro muito, dai me agarro ao rosário de Santa Terezinha converso com ela para me acalmar e ela me ajuda. Tenho fé que meu pedido esta a caminho ela não vai me deixar na mão.
    Amém

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.